Veeam Backup For AWS

A tendência que já virou dia-a-dia, agora também pode ser protegida pela melhor solução de Backup do mercado. A Veeam Software lançou o seu premiado produto para a AWS, ou seja, empresas que já rodam seu workload em instâncias EC2 na cloud da Amazon podem também se beneficiar dos recursos já conhecidos de ambientes on-premises.

Proteger esse tipo de carga vem de encontro ao modelo de responsabilidade compartilhada. Você, como dono da informação armazenada em cloud tem como obrigação cuidar desse dado, protegê-lo, efetuar backup. O provedor de cloud escolhido apenas deve manter o serviço funcional, como internet, disponibilidade dos datacenters, hardware, rede, etc. Não adianta abrir um case de suporte solicitando recuperação de um Windows corrompido ou infectado por um malware.

Modelo de Responsabilidade compartilhada da AWS. Note as camadas onde o cliente é responsável, e onde a AWS se responsabiliza.

Com o Veeam for AWS, você pode criar imagelevel backups de suas EC2’s e armazená-las em discos S3. Não vou entrar em detalhes e conceitos, muito menos siglas infinitas que a Amazon criou. Vamos manter isso simples.

Em adição, podemos proteger dados através da criação de cadeias de cloud-native snapshots das mesmas instâncias EC2’s. Esse post é apenas o início de uma série. Entrarei em detalhas em alguns dias.

Recuperabilidade

Com o Veeam Backup for AWS, podemos recuperar dados através das seguintes operações:

  • Recuperação de EC2 inteiras;
  • Restauração de volumes das instâncias EC2;
  • O famoso FLR (File Level Recovery) também está incluído.

A Veeam manteve o conceito de Agentless nessa ferramenta, ou seja, não é intrusivo ao sistema operacional. Não precisamos instalar aplicações internas nas VMs para realizar o backup.

O deploy e configuração é totalmente Web e com apenas alguns cliques e conhecimento básico de AWS, você já está apto a proteger seu Datacenter virtual em minutos.

Integração com o Veeam Backup & Replication

A estrutura de arquivos criados pelo Veeam Backup for AWS mantém o padrão do VBR e seus nativos formatos. Você pode migrar seus dados de backup entre repositórios on-premises com a cloud.

Licenciamento

Veeam Backup for AWS é licenciado por EC2 protegida. Cada instância consume 1 licença. A fabricante liberou uma versão Free no Marketplace da AWS, onde você pode proteger até 10 instâncias gratuitamente.

Temos também a versão paga no Marketplace, onde você paga pela quantidade de licenças utilizadas. Além dessas versões, você também pode portar seu arquivo de licença (BYOL) para a Cloud.

Encerrando…

Inovando mais uma vez, a Veeam vem conquistando novos mercados e demonstrando que é Lider no segmento. A cloud está ai, e cada vez mais, pequenas, medias, grandes empresas e Startups consomem nuvem em larga escala. Com esse produto, todos os workloads estarão protegidos: Físicos, Virtuais e Nuvem.

Na próxima série de posts, irei detalhar o processo de implantação, configuração e algumas demonstrações do uso.

Siga-nos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *