Veeam Universal License: VUL

O novo formato de licença da Veeam, conhecido como VUL ou Veeam Universal License oferece aos clientes, acesso ao software por um período específico. Esse novo modelo consiste no uso de licença por assinatura portátil, que é medida por carga de trabalho protegida e pode ser usada “universalmente” em diversos produtos da fabricante, localmente e TAMBÉM na nuvem. Você não precisa apenas proteger seu workload on-premise.

Além do VUL, a Veeam oferece outros tipos de licenciamento, como o perpétuo e também o de aluguel, conhecido como VCSP, e que serão explicados em outro post em nosso blog. O VUL veio para visar o licenciamento de produtos de uma forma mais simples e flexível.

Licenciamento VUL pode ser adquirido em quantidades mínimas de 10 unidades, com opções de 1 a 5 anos. Quando a licença expirar, você deve renová-la para continuar utilizando a assinatura. A Veeam oferece opções de assinatura de 3 anos com pagamento anual e licenças por assinatura à vista de 1 a 5 anos, com uma economia de até 15% ao pagar antecipadamente. As licenças Universais contêm todos os recursos da edição Enterprise Plus.

Alguns produtos Veeam ainda não são cobertos pela VUL. Esses produtos são Veeam Backup for Microsoft Office 365 e o Veeam Availability Orchestrator.

Todas as licenças incluem o suporte Production 24.7.365, com exceção do Veeam Backup Starter, que inclui apenas o suporte Basic.

Produtos aplicáveis ao VUL

O Licenciamento no formato VUL é aplicável aos seguintes produtos:

  • Veeam Availability SuiteTM
  • Veeam Backup & ReplicationTM
  • Veeam Backup EssentialsTM
  • Veeam Backup Starter

Como as licenças são Medidas

Com o licenciamento VUL, os clientes aplicam licenças a cada carga de trabalho que desejam proteger. Os clientes protegem cada carga de trabalho com uma licença do seu pool de licenças disponíveis. Os produtos da Veeam são vendidos em pacotes de 10 licenças ou mais, e os clientes usam suas licenças para qualquer carga de trabalho que precisem proteger. Uma licença protege uma VM, um servidor, uma VM de nuvem, um servidor de aplicação ou um conjunto de três estações de trabalho. Número de licenças geralmente equivale ao número de cargas de trabalho que você busca proteger. A maioria das cargas de trabalho requer apenas uma instância de licença. Uma exceção é a proteção de estações de trabalho ou endpoints, na qual uma licença protege três estações de trabalho. Uma licença VUL também protege 250 GB de capacidade de arquivos em NAS, ou quatro licenças por TB. A melhor forma de conferir quantas licenças são necessárias é usar nosso configurador VUL. Escolha o produto e insira as cargas de trabalho e o período de sua escolha.

VUL para Veeam Backup Essentials

O Veeam Backup Essentials (conhecido também como VBE) é destinado para pequenas e médias empresas, com até 250 colaboradores. Visa o backup e monitoramento de cargas de trabalho físicas, virtuais e de nuvem com o VeeamONE, com limite de até 50 cargas de trabalho. O Veeam Backup Essentials é vendido em pacotes de 5 licenças, com compra mínima de 10 licenças (ou 2 pacotes) e compra máxima de 50 licenças.

No licenciamento via socket, o VBE pode ser adquirido com um limite de 6 sockets.

VUL para Veeam Backup Starter

O Veeam Backup Starter é disponibilizado para quem está iniciando no mundo de virtualização, com ambientes extremamente pequenos, com baixo workload. Ele tem como objetivo, realizar o backup de cargas de trabalho físicas, virtuais e de nuvem, com limite de até 20 cargas e oferece suporte Basic para o cliente.

O Veeam Backup Starter é vendido em pacotes de 5 licenças, com compra mínima de 10 licenças (ou 2 pacotes) e compra máxima de 20 licenças.

Comparativo entre Versões

Como visto, o VUL veio para ficar. Vivemos em um mundo onde as empresas possuem workloads espalhados em várias nuvens, sites e locais diferentes, e a unificação do licenciamento através desse novo conceito agrega valor e facilita a vida dos administradores. Todas as cargas de trabalho, incluindo VMs (locais ou baseadas na nuvem), estações de trabalho e servidores físicos e plug-ins para aplicações corporativas podem ser protegidas com a confiabilidade da Veeam e seus produtos.

A fabricante possui inúmeros formatos de licenciamento: Perpétuo, Rental e por assinatura (VUL). Ente em contato com a Pláttano para descobrir qual o melhor formato de aquisição para seu ambiente. Nosso time de especialistas, juntamente com sua equipe tem como objetivo, auxiliá-lo na melhor estratégia para sua empresa. Entre em contato.

Links úteis

Calculadora VUL: https://www.veeam.com/pricing-calculator?ad=onpage

FAQ: https://www.veeam.com/br/faq.html

Comparativo Edições: https://www.veeam.com/br/products-edition-comparison.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *