Hiperconvergência de Infraestrutura (HCI)

Assunto do momento. Precisaremos de vários posts para descrever melhor como essa tecnologia facilita a vida dos administradores, e como ela pode ajudar no dimensionamento e na melhora dos serviços de TI. Nessa matéria iremos descrever um pouco sobre:

  1. O que é HCI?
  2. Como funciona o HCI?
  3. Liberdade de escolha.
  4. Cinco motivos para escolher o software de infraestrutura hiperconvergente fornecido pelo VMware vSAN.
  5. Como implemento o HCI na minha empresa?

1. O que é HCI?


A Infraestrutura Convergente vem demonstrando cada vez mais com seu uso, inúmeras deficiências em ambientes computacionais não percebidos até então. Custos elevados e otimização do tempo da equipe de TI da empresa são exemplos disso. Ambientes tecnológicos precisam evoluir constantemente e a partir disso surge a Infraestrutura Hiperconvergente (HCI).

Mas final, o que é HCI?

A VMware, líder de mercado em infraestrutura hiperconvergente (HCI, Hyper-converged infrastructure), fornece as soluções de custo mais baixo e de desempenho mais alto por meio do comprovado Software hiperconvergente: uma pilha de software estreitamente integrada que inclui o VMware vSphere®, o hypervisor líder de mercado; o VMware Virtual SAN™, armazenamento nativo de nível corporativo e extremamente simples; e o VMware vCenter Server, uma solução de gerenciamento unificada e extensível.

HCI é a combinação de processamento com o Hipervisor em um único sistema capaz de virtualizar recursos de computação e rede como também o armazenamento de dados em si, substituindo Storages, SAN e infraestruturas complexas. Esta solução simplificada usa software e servidores x86 para substituir hardware de custo elevado e fins específicos. Com a infraestrutura hiperconvergente, você reduz a complexidade do Datacenter e aumenta o dimensionamento e escalabilidade. Cria-se o conceito de SDDC, sigla para “Software-Defined Data Center”, que significa “Data Center Definido por Software” em português. Nesse modelo de Datacenter, toda a infraestrutura é virtualizada e entregue como serviço.

Sabemos que arquitetura de três níveis tradicional é cara para criar, complexa de operar e difícil de dimensionar. Adote a HCI sem perder