Hiperconvergência de Infraestrutura (HCI)

Assunto do momento. Precisaremos de vários posts para descrever melhor como essa tecnologia facilita a vida dos administradores, e como ela pode ajudar no dimensionamento e na melhora dos serviços de TI. Nessa matéria iremos descrever um pouco sobre:

  1. O que é HCI?
  2. Como funciona o HCI?
  3. Liberdade de escolha.
  4. Cinco motivos para escolher o software de infraestrutura hiperconvergente fornecido pelo VMware vSAN.
  5. Como implemento o HCI na minha empresa?

1. O que é HCI?


A Infraestrutura Convergente vem demonstrando cada vez mais com seu uso, inúmeras deficiências em ambientes computacionais não percebidos até então. Custos elevados e otimização do tempo da equipe de TI da empresa são exemplos disso. Ambientes tecnológicos precisam evoluir constantemente e a partir disso surge a Infraestrutura Hiperconvergente (HCI).

Mas final, o que é HCI?

A VMware, líder de mercado em infraestrutura hiperconvergente (HCI, Hyper-converged infrastructure), fornece as soluções de custo mais baixo e de desempenho mais alto por meio do comprovado Software hiperconvergente: uma pilha de software estreitamente integrada que inclui o VMware vSphere®, o hypervisor líder de mercado; o VMware Virtual SAN™, armazenamento nativo de nível corporativo e extremamente simples; e o VMware vCenter Server, uma solução de gerenciamento unificada e extensível.

HCI é a combinação de processamento com o Hipervisor em um único sistema capaz de virtualizar recursos de computação e rede como também o armazenamento de dados em si, substituindo Storages, SAN e infraestruturas complexas. Esta solução simplificada usa software e servidores x86 para substituir hardware de custo elevado e fins específicos. Com a infraestrutura hiperconvergente, você reduz a complexidade do Datacenter e aumenta o dimensionamento e escalabilidade. Cria-se o conceito de SDDC, sigla para “Software-Defined Data Center”, que significa “Data Center Definido por Software” em português. Nesse modelo de Datacenter, toda a infraestrutura é virtualizada e entregue como serviço.

Sabemos que arquitetura de três níveis tradicional é cara para criar, complexa de operar e difícil de dimensionar. Adote a HCI sem perder o controle, aumentar os custos nem comprometer a segurança.


2. Como funciona o HCI?

Todas as principais funções do Datacenter operam em uma camada de software altamente integrada, em vez de utilizar hardware para fins específicos. 

O software de virtualização abstrai e cria pools de recursos subjacentes e os aloca dinamicamente a aplicativos em execução nas VMs ou nos contêineres. 

A configuração baseada em políticas alinhada aos aplicativos elimina a necessidade de estruturas complicadas, como LUNs e volumes, e também na visão física. Não há mais a necessidade de montarmos ambientes SAN complexos e caros.

Os recursos de gerenciamento avançado reduzem ainda mais as tarefas manuais e ajudam a automatizar todas as operações.

Usada pela maioria dos clientes no mundo todo, a pilha completa de infraestrutura hiperconvergente oferece tecnologias de ponta e líderes do mercado em processamento, armazenamento e virtualização de redes, com gerenciamento integrado para implementações de nuvem híbrida. A pilha completa é totalmente extensível para a nuvem pública, para oferecer uma implementação de nuvem verdadeiramente híbrida.


3. Liberdade de escolha

Descrevemos duas duas estratégias diferentes de TI para gerenciar o crescimento para uma mesma situação, usando conceito antigo comparado com a Hiperconvergência:

SITUAÇÃO

A matriz de uma empresa esta sofrendo quedas no seu desempenho devido a afluência de novos clientes de uma filial.

Estrategia 1

O CIO da ”Empresa A” usa o orçamento disponível para fazer a manutenção dos seus servidores, e depois, testar a nova arquitetura. Ele usa como base a atual tecnologia de virtualização de servidores disponível na empresa para implementar o HCI. Afinal, há restrição de verba e apenas uma equipe de TI pequena.

O CIO espera que o HCI ajude ele a fazer mais com menos, depois da configuração inicial, é implantado a sua plataforma de HCI em menos de 1 hora.

Com uma nova base de software que integra virtualização e armazenamento de servidores, a equipe pode automatizar tarefas complexas que agilizam o negócio, podendo então se concentrar nos desafios comerciais essenciais.

Estrategia 2

O CIO da ”Empresa B” decide expandir sua arquitetura legada, e assim, a sua sala de servidores, acaba precisando ser atualizada. O líder da empresa quer resolver dois problemas de uma vez só, afinal, ele dispõem de um orçamento bom e uma equipe maior que aquela da ”Empresa A”. Essa estratégia requer mais recursos, mas tempo também.

Após uma longa atualização manual, ele consegue ativar a sala de servidores em seis semanas atenuando as quedas que vinham acontecendo.

Entretanto, ainda há muitas reclamações sobre atrasos e problemas de desempenho dos clientes da filial. E quando o novo servidor apresentar falha após um error de configuração, há perdas de receita e faturamento

CONCLUSÃO

Os benefícios em usar o HCI como solução são claros na estratégia 1: Com um baixo orçamento, obteve-se uma performance melhorada, automação gerencial simplificada quase que imediatamente.

Sabemos que você precisa de flexibilidade para atender às necessidades exclusivas do seu data center. É por isso que a VMware oferece cinco vezes mais opções de hardware que qualquer outro fornecedor de HCI, através dos 19 principais OEMs, assim como o conjunto mais amplo de opções de implantação do mercado. Além disso, nosso vasto ecossistema de parceiros de tecnologia e software oferece funções e compatibilidade avançadas para atender aos requisitos de sua infraestrutura estendida.


4. Cinco motivos para escolher o software de infraestrutura hiperconvergente fornecido pelo VMware vSAN

1. Simplicidade: Uma pilha de software integrada, com gerenciamento simplificado.

“Com base nos requisitos de tempo de atividade do sistema, na integração de todos os diferentes silos e, essencialmente, na uniformidade da arquitetura, a VMware é, até onde sabemos, a opção adequada e a abordagem mais sólida à hiperconvergência.” – Mike Feld CTO interino, Baystate Health
2. Custo total de propriedade reduzido Desempenho de alto nível sem custo empresarial.

“Agora, temos uma solução VMware em vez de vários sistemas de diferentes fornecedores. Tudo está dentro do console VMware, portanto, não foi preciso instalar ou aprender sobre novas interfaces. E não temos mais que supervisionar constantemente a alocação de armazenamento, verificando sempre se ainda precisamos do servidor ou se um LUN está usando muito espaço em disco. Acabaram-se as preocupações com LUNs e aprovisionamento.” – Carl Shriver, gerente de operações de TI, Wachter, Inc.
3. Habilidade para evoluir sem riscos Execute aplicativos essenciais com segurança.

“O que levava de 30 a 45 minutos para ser executado no antigo ambiente agora leva menos de 5 minutos. Isso libera tempo valioso para nossos professores, que podem usá-lo para ajudar os alunos.” – Kenny Wilder, diretor de infraestrutura de rede,
Fulton County Schools
4. Dimensionamento para o futuro: Prepare o seu data center para aplicativos futuros .

“Nossos clientes estão surpresos com a velocidade e a capacidade de resposta dos aplicativos. A Cloud Carib agora consegue hospedar qualquer aplicativo exigente que o cliente deseja executar.” – Stelios Xeroudakis, fundador e diretor administrativo, Cloud Carib
5. Flexibilidade de implantação: Responda rapidamente às crescentes demandas dos negócios

“No passado, não tínhamos a capacidade para armazenar ou dimensionar de maneira a atender às crescentes necessidades. Hoje, com o vSAN, posso adicionar mais discos durante a operação, sem sequer pensar a respeito, e os upgrades de memória são tranquilos.” – Caleb Holmstrom, administrador de rede, Agropur Ingredients

VMWARE

”Para líderes de TI em todo o mundo, a escolha é óbvia: fornecer os resultados comerciais ou sofrer as consequências da manutenção de sistemas legados.”

5. Como implemento o HCI na minha empresa?


Deseja conhecer mais, conversar sobre o assunto? Consulte nossos especialistas. Fale com a Pláttano Technologies, parceira oficial no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *