TI no cinema: 20 documentários e filmes na área de Tecnologia

Será que a única maneira de se tornar um profissional melhor é lendo manuais e livros técnicos sobre novas plataformas e produtos no mercado?

Não! O CINEMA também contribui para isso.

Desde os anos 80, a indústria cinematográfica namora com o mundo virtual e com a tecnologia. Assistimos em nossa adolescência inúmeros filmes que retratam (ou pelo menos tentaram) como seria o mundo do futuro: Softwares controlando o Mundo na Matrix e Skynet destruindo a humanidade com seus exterminadores são os vintages que até hoje estão repletos de fãs.

Nesse post estamos dando a #dica de 20 documentários que irão aumentar seu conhecimento sobre a área dos profissionais da tecnologia da informação :


1. O Triundo dos Nerds

A história de Bill Gates, do primeiro computador pessoal, da Microsoft e o seus embates com a Apple além da entrada e o domínio da IBM no mercado até o entendimento de como os computadores se tornaram parte do nosso dia-a-dia e muito mais. O documentário possui relatos do seguintes personagens:
Bill Gates, Paul Allen, Steve Jobs, Steve Wozniak, Steve Ballmer e John Sculley, entre outros.


2. Welcome to Macintosh (2008)

A história da empresa de computadores Apple e a sua linha de computadores Macintosh é contada neste documentário. Nele é mostrada a realidade dos funcionários da empresa, da filosofia e práticas adotadas no período. Além disso, há entrevistas de pessoas que estavam trabalhando na Apple quando o Macintosh foi lançado pela primeira vez.


3. Revolution OS (2001)

Revolution OS é um documentário do ano de 2001 que trata da história de 20 anos da GNU, Linux, open source, e do movimento software livre. 


4. The Startup Kids (2012)

É um documentário sobre jovens empresários da internet dos Estados Unidos e da Europa. Ele contém entrevistas com os fundadores do Vimeo, Dropbox, SoundCloud, Debito, entre outras, que falam sobre como eles começaram suas empresas e suas vidas como empreendedores


5. O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (2014)

A história do ativista de internet e pioneiro de programação Aaron Swartz a partir de sua adolescencia, seu envolvimento com o RSS, a fundação do Reddit, e seu crescente interesse na defesa política relacionada a Cultura Livre. O filme ainda explora sua prisão, as táticas da acusação a fundamentar seus supostos crimes.


6. Google e o Cérebro do Mundo (2013)

Google and the World Brain é um filme documentário sobre o Projeto Biblioteca do Google Livros, dirigido por Ben Lewis. O foco principal na trama está ligada na controvérsia de direitos autorais causada pelo projeto que resultou no Google Book Search Settlement Agreement. O filme recebeu vários prêmios em festivais.


7. Truth in Numbers? Everything, According to Wikipedia (2010)

É documentário norte-americano que explora a história e as implicações culturais da Wikipédia. O filme tenta responder à questão sobre se a tarefa de edição de uma enciclopédia deve ser aberta a todos os tipos de indivíduos ou apenas a um grupo de peritos.


8. Downloaded – A saga do Napster (2013)

Conheça a história do Napster, o serviço que começou como um código de computador despretensioso em 1998, mas acabou revolucionando o mercado de venda de músicas digitais ao redor do mundo.


9. Roubamos Segredos – A História do WikiLeaks (2013)

Documentário sobre a criação do site WikiLeaks e o trabalho de Julian Assange à frente da organização, que divulgou sigilos da diplomacia americana. Mostra algumas das atividades importantes do WikiLeaks e como instituições oficiais veem a situação.


10. TPB: AFK (2013)

É um documentário sobre a vida dos três fundadores do site de compartilhamento de arquivos The Pirate Bay, dirigido por Simon Klose. 


11. Silicon Cowboys

Em 1982, três amigos do Texas lançaram o computador portátil Compaq, uma tecnologia que logo os levou à batalha conta a IBM, uma das companhias de tecnologia mais poderosas do mundo que acaba com todos os seus concorrentes. O documentário conta sobre a Compaq, um concorrente improvável que alterou o futuro da computação e ajudou a moldar o mundo como conhecemos hoje.


12. Codegirl

Em 2017, o mercado de aplicativos estará avaliado em US$ 77 bilhões. Mais de 80 por cento dos desenvolvedores são homens. O Technovation Challenge busca mudar isto dando mais força às mulheres para desenvolver aplicativos em uma competição.


13. Terms and Conditions May Apply

O documentário investiga o acesso do governo e das grandes corporações aos dados de usuários da internet, por meio de bancos de dados disponibilizados assim que o indivíduo aceita um termo de uso.


14. Jobs

Em 1976, Steve Jobs abandonou a faculdade e junto com seu amigo, o gênio da tecnologia Steve Wozniak, iniciaram uma revolução nos computadores com a invenção do Apple 1, o primeiro computador pessoal. Construído na garagem dos pais de Jobs, o Apple 1 e a formação da empresa Apple mudaram o mundo para sempre. Steve Jobs não se incomodava em passar por cima dos outros para atingir suas metas, o que fez com que tivesse dificuldades em manter relações amorosas e de amizade.


15. We Are Legion: The Story of the Hacktivists

Este documentário nos leva para dentro do mundo do Anonymous, o grupo de hackers radicais que se tornou símbolo da desobediência civil na era digital.


16. The Invisible Computers

O time formado por Betty Snyder Holberton, Jean Jennings Bartik, Kathleen McNulty Mauchly Antonelli, Marlyn Wescoff Meltzer, Ruth Lichterman Teitelbaum e Frances Bilas Spence, por exemplo, realizou um brilhante trabalho programando nada mais nada menos do que o Eniac, utilizado pela primeira vez para calcular trajetórias balísticas. Quando o bichão tomou vida (ocupando um andar inteiro etc etc) apenas os engenheiros tiveram crédito. Elas não.


17. Deep Web

Com uma visão instigante do alcance sombrio da Internet, documentário apresenta detalhes da prisão e do julgamento do suposto criador da Silk Road – um mercado negro online.


18. A Senha: Swordfish

Existe um mundo dentro do nosso que chamamos de ciberespaço, protegido por firewalls, senhas e os sistemas de segurança mais avançados. É onde escondemos nossos segredos mais comprometedores, nossas informações mais incriminatórias e, é claro, muito dinheiro. Este é o mundo de Swordfish. O mais perigoso de todos os espiões é contratado pela CIA para convencer um hacker de computador que acabou de sair da prisão a ajudá-lo a roubar seis bilhões de dólares


19. Piratas da Informática

Até o surgimento de Steve Jobs e Bill Gates, a informática era algo distante, que não fazia parte do universo das pessoas comuns. Os dois, ainda estudantes, lideraram uma revolução que integrou os computadores ao nosso dia a dia.


20. Halt and Catch Fire

Os computadores pessoais vistos por meio dos olhos de um visionário, um engenheiro e um prodígio.





Que os filmes complementam seu currículo extra oficial, não temos dúvidas. Eles aumentam a percepção que você tem sobre o mundo e a história. Mas se você quer ampliar o seu conhecimento com foco na vida real, que tal falarmos um pouco sobre manuais e livros técnicos sobre novas plataformas e produtos no mercado?

Veja matérias sobre Virtualização de Datacenters, Cloud Computing, Proteção e Hiperdisponibilidade de Dados em nosso blog:

Clique no botão e acesse nosso BLOG!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *