Welcome

VMware VMotion

Migração de máquinas virtuais em tempo real, sem interrupção dos serviços

Você sabia que o vSphere vMotion garante tempo de inatividade zero e migração em tempo real de cargas de trabalho virtuais de um servidor físico para outro? Com ele, podemos garantir que nossos usuários continuem acessando os sistemas necessários para manter a produtividade de sua empresa. Isso não é magia, é somente tecnologia de ponta criada pela VMware.

O VMotion é uma tecnologia fundamental para viabilizar a criação de um data center dinâmico, automatizado e auto-otimizado.

Nenhum aplicativo pode correr o risco de sofrer tempo de downtime. Felizmente é possível evitá-lo em alguns casos. Quando você sabe antecipadamente que haverá tempo de inatividade, como no caso de manutenção, migração ou desastre natural, é possível executá-lo da carga de trabalho do servidor no qual o tempo de inatividade é esperado para outro em pleno funcionamento. Ele também é utilizado com o HA (High Availability), que detecta quando um host físico sobre uma pane, migrando as VMs automaticamente para os nós disponíveis em seu cluster.

Vantagens:
• Alocar máquinas virtuais de forma contínua e automática nos pools de recursos.
• Melhorar a disponibilidade, realizando a manutenção, sem interromper as operações de negócios.

Como funciona o VMotion?
A migração em tempo real de uma máquina virtual de um servidor físico para outro com o VMotion é possibilitada por três tecnologias subjacentes:

Primeiro, todo o estado de uma máquina virtual é encapsulado por um conjunto de arquivos armazenados em uma storage compartilhada como Fibre Channel, SAN, iSCSI ou NAS. O VMware Virtual Machine File System (VMFS) em cluster permite que várias instalações do ESX Server acessem simultaneamente os mesmos arquivos em uma máquina virtual.


Segundo, a memória ativa e o estado preciso de execução da máquina virtual são transferidos rapidamente por uma rede de alta velocidade, permitindo que a máquina virtual transfira instantaneamente sua execução do ESXI Server de origem para o ESXI Server de destino. O VMotion torna o período de transferência imperceptível para os usuários, mantendo o controle das transações contínuas de memória em um bitmap. Quando toda a memória e o estado do sistema tiverem sido copiados para o ESXI Server de destino, o VMotion suspende a
máquina virtual de origem, copia o bitmap para o ESXi Server de destino e reinicia a máquina virtual no ESXi Server de destino.


Terceiro, as redes em uso pela máquina virtual também são virtualizadas pelo ESXi subjacente, garantindo que mesmo após a migração, a identidade e as conexões de rede da máquina virtual sejam preservadas. O VMotion gerencia o endereço MAC virtual como parte do processo. Quando a máquina de destino é ativada, o VMotion notifica o roteador da rede, para garantir o reconhecimento da nova localização física do endereço MAC virtual. Uma vez que a migração de uma máquina virtual com o VMotion preserva o estado preciso de execução, a identidade e as conexões ativas de rede, o resultado é tempo de inatividade zero e nenhuma interrupção para os usuários.

vSphere 6.7 Foundations: Using vMotion to Migrate vSphere 6.7 VMs Online  Class | LinkedIn Learning, formerly Lynda.com

Como visto, o vMotion nasceu para ajudar na manutenção, alta disponibilidade e no dia-a-dia dos profissionais de TI responsáveis por manterem Datacenters on-line por mais tempo possível. Foi um produto que revolucionou a computação moderna, e que ainda impressiona muito, após vários anos de lançamento. Pensando em dar inteligência para seu Datacenter com VMware? Chame a Pláttano Technologies.

Giovanni Mantelli, CEO.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Close Bitnami banner
Bitnami